quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Chaves, o humor atemporal que preserva a verdadeira forma de entretenimento

Mesmo após quase 30 anos no ar, o seriado continua sendo uma das maiores audiências do SBT, incomodando a concorrência
Após completar 40 anos de existência no mês de junho, o seriado “Chaves”, exibido pelo SBT, mostra que ainda têm muito fôlego e sabe preservar seu sucesso. Produzido pelo canal mexicano Televisa, a série teve início no Brasil em 1984, sendo reprisada diariamente nos mais diversos horários pela emissora de Silvio Santos.

A história do garoto pobre e órfão que mora em um barril e vive suas aventuras com os amigos de uma pequena vila é consenso de sucesso e sempre serviu para alavancar a audiência do SBT. Segundo o Ibope, o maior pico de audiência de Chaves ocorreu em 1990, com 36 pontos (cada ponto equivale a 60 mil televisores ligados). Atualmente os números da emissora não são mais os mesmos, mas ainda assim, o seriado vem alcançando ótimos índices de participação, ultrapassando até mesmo a Rede Globo no horário vespertino, sendo um dos programas mais vistos do SBT. No mundo todo, a atração já foi vista por mais de 350 milhões de telespectadores, entrando para o "Guiness Book" em 2003 como uma das mais populares de todos os tempos.

No início do mês de agosto, em comemoração aos 30 anos do canal, o SBT remasterizou e passou a exibir na faixa noturna os famosos “episódios perdidos” da série, guardados em seus arquivos há anos e apresentados pouquíssimas vezes na programação. Desde então, “Chaves” vem conquistando a vice-liderança isolada no horário, obtendo 10 pontos atingindo 10.4 de média, com o episódio “Panqueca pra dentro, barriga pra fora”. No mesmo horário, a Record marcou 6.9 e a Globo foi líder isolada com 29 pontos.

Qual seria o segredo para que mesmo após 40 anos (quase 30 de exibição no Brasil) um seriado com um humor tão simples e inocente, ainda seja sucesso de audiência e cative o público de maneira tão singular? Todos já sabem as piadas e sequências das cenas de “cor” e salteado, mas continuam a gargalhar em frente as aventuras do garoto do barril. Geração após geração é conquistada por este humor absolutamente atemporal, que pode fazer rir qualquer um. A simplicidade da atração não exige público alvo, fazendo com que todos se identifiquem e apreciem a inocência do enredo, das piadas e personagens. Bom seria, se a televisão ainda tivesse programas tão duráveis, que preservassem sua fórmula sem apelos, e pudessem verdadeiramente servir do mais puro entretenimento para a família brasileira.  

Um comentário:

  1. Posso dizer que cresci assistindo Chaves e sempre quando a possibilidade eu aindo assisto.
    Baixei alguns vídeos e deixo minha sobrinha assistindo, apesar da pouca idade ela gosta e da muitas risadas.
    Por fim, excelente matéria.

    ResponderExcluir