Banco Itaú teve mais de 81 mil reclamações no Procon em 2011 (Foto: Alexandre Battiblugli/EXAME) |
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC),
divulgou na última sexta-feira um balanço apontando 1,7 milhão de reclamações
registradas no Procon por todo o Brasil em 2011.
Bancos e operadoras de telefonia móvel lideram o ranking
de reclamações. O Itaú, maior banco privado do país, aparece no topo da lista
com 81.946 reclamações; em segundo lugar, a operadora de telefonia Oi com
80.894 reclamações, seguida da Claro e Embratel, com 70.150 queixas.
Segundo o boletim, reclamações contra cartão de crédito
representaram 9,21% do total das queixas registradas no ano passado.
Os motivos das reclamações, no entanto, foram variados e
vão da falta de uma informação adequada até cobranças indevidas por algum
serviço.
Minha observação fica justamente com o líder do ranking.
Desde o fim de novembro, tive que abrir uma conta no Itaú, para poder receber
meu salário, pois a empresa em que trabalho só realiza depósitos por meio deste
banco.
Hesitei, afinal estava satisfeito com minha atual
agência, porém da concorrência. Mesmo assim, decidi encarar bem a mudança e ser
receptivo com minha nova conta. Porém, tive dores de cabeça com o Itaú logo de
início. Em menos de 2 meses com o serviço, passou por minhas mãos, exatos 3
cartões de débito: todos com defeito de fabricação. Após dois meses
telefonando, fazendo inúmeras reclamações e relatando meu problema, sem ninguém
conseguir indentificá-lo, tive que recorrer a consultoria de RH de onde eu
trabalho, para pressionar minha agência, afinal, eu precisava pagar minhas contas
e estava simplesmente impedido de sacar dinheiro.
Foram quase dois meses para que conseguissem identificar
meu problema, para conseguirem buscar uma solução. Agora, aguardo a chegada
“com urgência”, segunda a gerente da minha agência (porém estabelecendo o prazo
tradicional de 10 dias para entrega), para a chegada do meu 4º cartão do Itaú.
Após a divulgação deste ranking e o posicionamento da
marca no topo da lista, eu realmente fico preocupado com os próximos problemas
que poderei enfrentar. Vou continuar hesitando e ficando com o pé atrás, e não
só com o Itaú. É incrível como serviços bancários, de telefonia móvel, de
compras e tantos outros, dão dores de cabeça ao consumidor para resolver
problemas. É uma dificuldade imensurável sequer para conseguir falar com algum
atendente humano, após ficar horas brigando com as mensagens eletrônicas ao
telefone.
Fazer lindas campanhas, aderir o conceito de
sustentabilidade e mostrar inovação é
muito lindo. Mas o consumidor quer mais. O consumidor também quer uma
fidelidade recíproca, quer respeito, quer uma relação de confiança e poder
encontrar suporte para resolver erros cometidos por qualquer lado que seja. É evidente
que as empresas no Brasil, seja qual forem suas áreas de atuação ainda estão
muito longe disso.
Acho que vai de consumidor pra consumidor!
ResponderExcluirDas empresas mencionada tal como OI e Claro, sempre fui bem atentido e sempre que tive meus problemas, fui atentido com rapidez e qualidade.
Mas, ao contrário da empresa telefônica, que pelo amor Deus, deveria ser as campeãs de reclamações, pois, só consegui resolver as coisas quando falei com o pessoal da ouvidoria.rs