sábado, 26 de janeiro de 2013

E o salário ó...

O prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida (PT), sancionou em tempo recorde o aumento de 5% em seu salário, além dos salários dos secretários e servidores públicos. O projeto foi proposto pela Câmara Municipal e aprovado por unanimidade numa sessão extraordinária que também estabelecia a criação da TV Câmara e aumento de 103% no salário do vice Itamar Coppio (PMDB).

Os reajustes ao prefeito e aos secretários chegam a ser aceitáveis, porém, no meu ponto de vista (e no da população também) soam desnecessários.  Um prefeito que acaba de iniciar seu mandato, não necessita de reajuste para pouco mais de 20 mil reais.

Carlinhos e Itamar Coppio.
(Foto: Wendell Marques/O Vale)
No mundo real dos trabalhadores brasileiros, o aumento de salário não vem com facilidade, e muitas vezes se dá após bom desempenho profissional. Nesse caso, nosso prefeito ainda não teve tempo para mostrar o trabalho que será feito em sua gestão.

Absurdo mesmo é um aumento que dobra o salário do vice-prefeito. Agora, Dr. Coppio tem o segundo maior salário de vice no Estado de São Paulo (perdendo apenas para capital). É de se esperar que ele mostre pelo menos muito serviço e faça jus à "promoção" salarial.

Em reportagem ao jornal “O Vale”, meu professor de sociologia na faculdade, Mauricio Rego, faz uma observação importante:  “Hoje o PT está na presidência da Câmara e poderia barrar esse aumento, mas mantém as mesmas aberrações imorais. Qual servidor recebeu mais de 100% de aumento?”.

É bonito nossos partidos pregarem a igualdade social no Brasil, mas a luta somente se torna efetiva se começarmos lá de cima. Perdemos a confiança em nossos políticos e não achamos que eles tenham direito à promoção alguma enquanto não provarem uma conduta séria e comprometida com interesses sociais.

Caros representantes, se preocupem primeiro com a sociedade, com o salário apertado do trabalhador que se equilibra diariamente para pagar suas contas e viver dignamente. Depois, aí sim, quando todos gozarem dos mesmos direitos, pensem em colaborar com quem já está com a vida ganha. 

Atualizado em 29/01 - 22horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário