segunda-feira, 6 de junho de 2011

Amirável mundo novo, que em breve se tornará velho...



Em 1995, o Jornal Nacional cobria o lançamento do sistema operacional “Windows 95” anunciando algo duas vezes mais rápido que seu antecessor. O “Windows 95”, criado pela Microsoft, trazia como novidade a possibilidade de abrir programas com mais facilidade e agilidade, e vinha em um MICRO(?)COMPUTADOR, que custava cerca de 2.000 reais. A impressora com capacidade de reproduzir toda uma palheta de cores, também era uma inovação incrível!
Hoje, pouco mais de 15 anos depois, chega a ser bizarro ver o caráter de “novidade” que a notícia ganhou na época. Toda aquela tecnologia que impressionava por sua rapidez e praticidade se tornou obsoleta e ultrapassada. Cid Moreira anunciava que o próprio computador seria adquirido por cerca de um milhão de brasileiros. Atualmente, ele é presente em praticamente todos os lares e em forma evoluída.  Ter computador é como ter televisão.
Ainda acharemos bizarros e ultrapassados, os tão incríveis lançamentos feitos por Steve Jobs
Agora, logo no início da segunda década do novo milênio, a novidade e os olhares de apaixonados por tecnologia, se voltam inteiramente para os anúncios dos tão incríveis produtos lançados pela Apple, de Steve Jobs. Para a nova e velha geração, incrível é ver o que a tecnologia é capaz de fazer, e como ela avança a níveis sem limites, interagindo com nossas vidas, incorporando-se ao nosso dia-a-dia e nos prendendo cada vez mais aos seus recursos.  Tecnologia virou rotina e facilitou nosso cotidiano. O novo hoje é ver Jobs com um aparelhinho na mão, mostrando suas diversas funções apenas com o tocar dos dedos e nos fazendo prever, que daqui alguns anos, ele será tão ultrapassada quanto o “inovador” “Windows 95” foi em sua década.  E assim como vemos com bizarrice Cid Moreira anunciando o sistema de Bill Gates, também iremos rir da cara de Willian Bonner, apresentando o lançamento do "Ipad 1, 2"... E das gigantescas filas para adquirí-lo.
Até onde a tecnologia pode chegar? O que os principais noticiários anunciarão no futuro? Ainda não sabemos ao certo, mas podemos ter certeza, que um simples tablet sensível ao toque humano, também virará coisa do passado em algumas décadas, nos fazendo soltar uma gargalhada nostálgica ao lembrarmos-nos de seu lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário