quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SBT faz 30 anos e parece finalmente ter chegado à maturidade

(Foto: Divulgação)

O SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) completa 30 anos nesta sexta-feira, 19 de agosto. A emissora fundada e comandada por Silvio Santos foi repleta de períodos de glória durante as últimas três décadas. Sob um elenco de peso e atrações que se tornaram verdadeiros fenômenos, passou a fazer parte fundamental da história da Televisão brasileira.
Nomes como Jô Soares, Hebe Camargo, Gugu, Angélica, Flávio Cavalcanti, entre outros, já passaram pelo casting do canal e programas como “Aqui Agora”, “Show do Milhão” e “Casa dos Artistas”, inventaram um novo modo de fazer televisão.

Em seu auge alcançado no início da década de 2000, o SBT, então vice-líder na audiência incomodava constantemente a Rede Globo chegando a conseguir um feito histórico ao bater pela primeira vez na televisão brasileira o jornalístico dominical “Fantástico”. Na ocasião, exibindo a primeira edição do reality show “Casa dos Artistas”, Silvio Santos conquistou sua maior audiência na história do canal, com 47 pontos de média .

Entretanto, desde 2005 a emissora viu seu posto sendo tomado pela Rede Record, que começou a investir pesado em seus produtos, atacando de todas as formas as concorrentes e copiando os formatos jornalísticos e de teledramaturgia da Rede Globo, além de abocanhar a área artística e de entretenimento do próprio SBT. O canal assume não ter agido de forma correta para frear a concorrente, alterando loucamente sua programação e gerando insatisfação popular, mas começa a mostrar maturidade e reação. A Record, hoje com o crescimento estagnado diante da liderança prometida, deixa de exibir intervalos comerciais para segurar a audiência e altera sua programação frequentemente (somente em 2011, mais de 15 vezes) gerando desconforto perante o telespectador e o mercado publicitário.
Silvio Santos no comando do reality-show "Casa dos Artistas", o maior sucesso do  SBT (Foto: Divulgação)
Enquanto a emissora dos bispos ataca brutalmente a Rede Globo na briga pela liderança, o SBT vem apontando no retrovisor com um objetivo claro traçado: reconquistar seu público e principalmente a tão aclamada “nova classe C”. Em entrevista recente ao Estadão, a diretora artística do canal e filha número quatro de Silvio Santos, Daniela Beyrut destaca o respeito pela Rede Globo e revela o porquê nunca usaram os mesmos métodos da Rede Record para lutar pelo primeiro lugar: “A Record virou chacota, é uma emissora de primeira que não engata a segunda, é o que o mercado fala. A gente nunca se expôs a isso. Estudei a grade da Globo, é uma grade de acordo com o hábito da população brasileira, é uma coisa linda. Você vai no Projac, é uma estrutura de primeiro mundo, é uma fábrica muito bem feita. Eles têm os seus méritos e a gente sempre se enxergou como uma emissora mais nova que tinha mais a crescer”, diz Daniela.

Hoje, aos 30 anos e cada vez  menos dependente das decisões exclusivas (e às vezes mirabolantes) de Silvio Santos, o SBT parece ter finalmente entendido o mercado e seu público alvo. Há algum tempo já não mexe na sua programação, tem investido na linha de shows (seu grande forte) e vive cada vez mais do popular, exibindo séries, desenhos, filmes e novelas “enlatadas” em reprises, que conseguem alcançar níveis de audiência satisfatórios a emissora. Será de fato, um longo caminho de recuperação, mas diante de toda a sua bagagem, o SBT tem todas as chances de enfim, poder desfrutar de sua maturidade.

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